O que são os recursos biológicos?
Recursos biológicos englobam um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos.
Tem várias actividades como a pescas, a caça e plantas e a utilização da madeira são alguns dos recursos biológicos procurados pelo Homem.
Como se exploram os Recursos Biológicos?
Caça
Cerca de 300 anos atrás a caça era uma actividade bastante generalizada na Europa, Hoje, em Portugal está praticamente restrita em áreas condicionadas, com o objectivo de não colocar em perigo a preservação de espécies.
Pecuária
Já neste sector os recursos biológicos são muito diversificados, já que o Homem utiliza animais para diversas coisas, como por exemplo, para a alimentação, vestuário,calçado, medicina e mobílias.

Agricultura
Como sabemos a alimentação é uma actividade primária de qual depende a sobrevivência da Humanidade.
A agricultura moderna pretende produzir excedentes para comercialização. É, geralmente, praticada através de máquinas agrícolas, em vastos campos de monocultura, isto significa, a cultura de uma só espécie agrícola.

Fig. 3 – Campos de Monocultura
Floresta
Na floresta à uma série de produtos biológicos, dos quais destacamos a produção da madeira para industrias do papel. Apesar de todas as novas tecnologias, o papel é, ainda hoje, o suporte mais utilizado para a escrita.
Alem do papel, os recursos florestais são utilizados para vários fins.
Pesca
O peixe é uma das grandes riquezas trazidas do mar, constituindo um grande e importante fonte de proteínas na alimentação humana.
A psicultura, criação de peixe em cativeiro, tem vindo a crescer como actividade por todo o mundo. Graças ao desenvolvimento desta actividade, chegam mais rapidamente aos mercados várias espécies de peixe, que, normalmente, demorariam muito mais tempo a atingir as dimensões exigidas para a sua captura no mar.
Consequências da má utilização dos recursos biológicos
A perda da Biodiversidade é a principal consequência da atitude do Homem ao querer obter, mais rapidamente, os produtos de que necessita para se alimentar e sobreviver.
Os cientistas concluíram que a destruição das florestas está afectar gravemente cerca de 80% dos mamíferos e aves em vias de extinção, causada pela poluição atmosférica, dos solos e da água.
Apesar do crescente declínio da biodiversidade, assiste-se, hoje, ao aumento de áreas protegidas no mundo que revelam a tomada de consciência, por parte das comunidades internacionais, para os perigos que acarreta a perda da biodiversidade no nosso planeta.

Sem comentários:
Enviar um comentário